terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sinapse Cerebral


Quando aprendemos alguma coisa, uma parte do cérebro se conecta a outra. Cada célula cerebral (neurônio) tem um potencial elétrico particular em minivolts. Quando aprendemos algo, ou fazemos algo ou mesmo quando pensamos há uma interconexao entre as neurônios. A essa interconexão se dá o nome de sinapse cerebral (região entre neurônios por onde passam estímulos nervosos). A sinapse é portanto quíimica e elétrica.

Neuhaus, em seu livro A Arte do Piano, já afirmava que não há nada que aconteça nos dedos que antes não tenha aconntecido no cérebro. Sim, o conhecimento é algo químico e elétrico. Os pensamentos produzem resultados fisiológicos.

A conexão mente-corpo é bioquímica e o poder dessa consciência é imenso.

No aprendizado da arte musical, dar comandos precisos (nao vagos) produzem resultados fisicos imediatos. Para que a mente seja treinada em comandos precisos e objetivos, deve-se treinar estes comandos em voz alta, e direcionados para a parte do corpo que deverá executar o movimento. Lembre-se que o comando deve ser uma afirmativa (nunca negativa). Experimente!

Ter uma mente afiada, afiNada com o corpo e o som (imagem estética da obra musical) é a unidade da qual nasce a consciência do não pensar, do ser UM com a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário