quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Interpretação de um artista: em honra ao meu professor Vitaly Margulis


Um dos mais geniais pianistas de nosso tempo, Vitaly Margulis, meu professor na UCLA - University of California, Los Angeles.

Escutem a genialidade de sua imaginação ! Como cria inesperadas texturas e timbres criando uma forma musical totalmente nova, viva e única. Com frases bem delineadas e grandes seções bem marcadas, Margulis ainda faz insurgir novos matizes sonoros também na mão esquerda neste estudo op. 10 no. 2 de Chopin.

Quando perguntei um dia a ele sobre como obter uma técnica pianística de excelente qualidade, ele respondeu dizendo que era só tocar muito bem os estudos de Chopin,e em especial este que vc ouve neste vídeo.

Aliás, me lembro bem quando Linda Bustani, um dos grandes nomes do piano brasileiro e minha professora no Brasil, fez a todos nós seus alunos de então a trabalhar efusivamente nos estudos op.10 no.1 e no.2 de Chopin diariamente.

Estudávamos inclusive o op.10 no. 1 com a mao esquerda também (originalmente escrito para mão direita). Para o estudo op.10 no 2, Linda encomendou a outra de suas alunas, Monique Aragão, que compusesse um estudo para mão esquerda. Monique compôs este estudo e eu o toquei muitas vezes em público no Brasil e no exterior. Daí surgiu o caderno de 6 estudos para mão esquerda de Monique, todos muito bons e lindos!

2 comentários:

  1. Impressionante! Eu escutei 1 milhão de interpretações diferentes, e essa tem alguma coisa especial, gostei mesmo.
    O que ele faz de diferente ?, parece que a mão esquerda esta em legato, enquanto nas outras interpretações é staccato, é isso ?

    Achei muito interessante.

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  2. Isso mesmo, Marcelo. Isso que você ouviu do legato ele faz de certa forma. Na verdade, ele não está fazendo legatos e sim criando polifonias que estao escondidas nos acordes da mão esquerda dando à obra nao uma mera textura homofônica.

    Se ouvir bem, a esquerda não é um staccatto seco, comumente tocado. Mas também não é uma linha em legato. Assim mesmo, ele cria uma conexão entre os acordes da mão esquerda, dá um sentido melódico a ela, alías sentido polifônico pois cria várias linhas melódicas.

    Cria ainda diferentes timbres entre as polifonias criadas na mão esquerda, criando diferentes planos.

    A mão direita é surpreendentemente legatissimo, num toque articulado como que cada som fosse exalado por um inseto, meio que nasalado.

    Ele transcende às interpretações que fazem deste estudo um mero estudo para dedos!

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