terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Imagem Estética



O que você compreende sobre o que seja a imagem estética de uma obra de arte a partir dos textos a seguir?


“Um pintor que trabalha com tinta nanquim senta-se diante dos seus alunos, Examina os pincéis e arruma-os pausadamente. À sua frente, sobre uma esteira, está estendida uma longa e estreita tira de papel. Finalmente, depois de haver permanecido durante longos momentos em profunda concentração, cria, com traços rápidos e precisos, uma imagem que, não necessitando de nenhuma correção, serve de modelo aos seus alunos”.  (Herrigel, A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen)

“Todo o segredo do talento e do gênio consiste em viver plenamente a música no cérebro antes de que o dedo se ponha sobre a tecla ou que o arco roce a corda”. (Neuhaus, A arte do Piano)

“Na execução de S. Richter, tenho a impressão de que toda obra que ele interpreta , por mais grandiosa que seja, se extende ante seus olhos como uma imensa paisagem, tanto em seu conjunto e em todos seus detalhes, percebida como uma mirada de águia de uma altura extraordinária e com uma nitidez prodigiosa”.  (Neuhaus, A Arte do Piano)

“Dia após dia ficava mais fácil levar a cabo, sem esforço, as sugestões técnicas que eram propostas, mas devíamos também ser capazes de ter inspirações próprias, indispensáveis para nosso enriquecimento interior. Assim, por exemplo, a mão que guia o pincel, no exato momento que o espírito começa a elaborar as formas, já encontrou, juntamente com esse, a idéia que pretendem realizar: o aluno, por causa disso, não sabe se o ‘autor’ da obra é a mão ou o espírito. Mas para que isso possa ocorrer, quer dizer, para que o trabalho se espiritualize, se faz necessária a concentração de todas as energias físicas ou psíquicas. Em nenhuma circunstância, é possível prescindirmos da concentração”. (Herrigel, A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário