Depois que encontrei esta gravação ao vivo que fiz na Europa nos anos 90, decidi compartilhá-la com todos e, ao mesmo tempo, revelar um pouco da obra visual de um grande artista - Carlos Marcatti.
Jongo é uma dança de negros que integra a 3a. Suite Brasileira de Oscar Lorenzo Fernandez. Em todas as minhas tounés pelo mundo, Lorenzo Fernandez (1897-1948) foi um compositor brasilerio sempre elogiado e apreciado. Ele fundou o Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, onde fiz meu mestrado em Musicologia. Em todas as platéias do mundo que toquei Jongo, o sucesso era estrondoso pela ritmica em movimento e crescendo contínuos até a apoteose no fim.
Espero seus comentários quanto à interpretação, quanto à obra e quanto à relação que fiz com as obras de Carlos Marcatti, as quais ele as denomina de pinturas-esculturas. Apreciem!
Maria Alice, ambas escolhas são emblemáticas. A força visceral presente na música estabelece uma sinergia com a essência e ritmo visual presentes nas obras do artista plástico.
ResponderExcluirBela combinação!
Parabéns!
Você captou bem. Até falamos em sinergia no último fórum e prometemos abordar o assunto nas artes num dos fóruns de 2011. Tomara que vc venha tb! Obrigada pelo apoio e reconhecimento.
ResponderExcluir